Publicidade Continue a leitura a seguir

Câmara de Lisboa vai disponibilizar 5 milhões de euros para “projetos verdes”

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para o próximo ano, a verba disponibilizada para efeitos de Orçamento Participativo em Lisboa passará de 2,5 milhões de euros para 5 milhões de euros para estimular o desenvolvimento de projetos ecológicos.

A Câmara Municipal de Lisboa deu a conhecer os 19 projetos sugeridos pelos munícipes no âmbito do Orçamento Participativo de Lisboa 2018/19 e nos quais os lisboetas mais votaram para receberem financiamento para serem concretizados.

Foram mais de 34 mil votos em torno de 122 projetos finalistas, com uma das novidades desta 11ª edição do Orçamento Participativo a ser o aparecimento de projetos com selo verde, com vista ao desenvolvimento sustentado da cidade, tendo presente o facto da capital portuguesa ser “Capital Verde” em 2020.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), deu os parabéns a todos os que participaram e fazem de Lisboa “uma melhor cidade, uma cidade cada vez mais para os cidadãos, onde estes podem decidir”.

De resto, para a próxima edição há novidades “ecológicas”, anunciadas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Fernando Medina refere que para o ano, o valor disponibilizado para efeitos de Orçamento Participativo duplicará, passando de 2,5 milhões de euros para 5 milhões de euros e, em ano de “Lisboa Capital Verde da Europa”, os projetos terão de estar relacionados com a agenda “ambiental da cidade”.

Medina justifica o reforço da dotação pelo seu desejo de “quer fazer de Lisboa, em 2020, a cidade da mobilização do avanço da agenda ambiental”, seja com iniciativas na área da eficiência energética, mobilidade sustentável, reciclagem ou espaços verdes.

539 propostas recebidas

O processo do Orçamento Participativo 2018/19 começou em outubro do passado ano, com a fase de apresentação de ideias. Foram recebidas 539 propostas, das quais resultaram, após análise técnica por parte dos serviços municipais, 122 projetos finalistas. O período de votação nos projetos do Orçamento Participativo Lisboa 2018/19 decorreu de 11 de março a 28 de abril.

Eis a lista dos 19 projetos vencedores no Orçamento Participativo de Lisboa 2018/19: