Este volume compreende 891 viaturas totalmente elétricas (13 das quais ligeiras de mercadorias), 602 veículos Plug-in a gasolina e 119 exemplares Plug-in Diesel.
Em termos de veículos elétricos, as marcas que mais viaturas entregaram em janeiro, no mercado português, foram a Renault (235 exemplares), Nissan (209 veículos), Peugeot (91 viaturas) e Hyundai (89 unidades).
Seguiram-se a Smart (51 veículos), BMW (51 exemplares), Jaguar (46 unidades), Volkswagen (34 unidades), Tesla (33 veículos), Mercedes-Benz (21 unidades), Audi (12 exemplares), DS (9 viaturas), Kia (7 veículos) e Citroën (3 unidades).
Isto significa que praticamente metade das vendas de elétricos em Portugal são de dois emblemas: Renault e Nissan.
5,2% de quota de mercado
Considerando o total do mercado, conclui-se que os BEV – Battery Electric Vehicles conseguiram em janeiro de 2020, no mercado nacional, 5,2% de quota de mercado, ao passo que os Plug-in a gasolina representaram 3,5% do total das vendas. Os híbridos Plug-in a gasóleo tiveram uma quota de 0,7% no arranque do ano.Feitas as contas, 9,4% de quota do mercado no primeiro mês do ano de 2020 pertenceu a veículos eletrificados (BEV e PHEV).
Para comparação, refira-se que, em janeiro de 2019, os indicadores da ACAP revelam terem sido matriculados 674 veículos 100% elétricos, 270 veículos Plug-in a gasolina e 5 viaturas Plug-in Diesel.
Ou seja, em janeiro último houve um crescimento face ao período homólogo de 2019 de 32% nas vendas de elétricos, enquanto o conjunto dos Plug-in (combinados com motores a gasolina ou Diesel) cresceram nas matriculações 162%, em grande parte devido ao incremento da oferta disponibilizada pelos vários fabricantes.
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