Será a central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique até à data e um projeto emblemático para a Efacec, que opera em Moçambique há mais de 20 anos, reforçando assim a presença no mercado e na região.
Associação a outro grande player mundial
O projeto foi desenvolvido pela Neoen, conjuntamente com EDM, através da empresa “Central Solar Metoro”. A Neoen, cotada na Euronext Paris, é um grande produtor independente de energia renovável.
Conta com uma capacidade em operação ou construção de cerca de 3 GW. Está presente em França, na Austrália, no México, em Salvador, na Argentina, na Finlândia, em Portugal, na Irlanda, na Zâmbia, na Jamaica e em Moçambique.
Opera o mais potente parque solar da Europa, em Cestas, França (300 MWc), bem como a maior central de armazenamento de iões de lítio do mundo, em Hornsdale na Austrália com 100 MW. A infraestrutura de armazenamento de energia foi construída pela Tesla. A Neoen tem como objetivo para 2021 possuir uma capacidade em operação ou em construção de pelo menos 5 GW.
Contrato de longa duração
O contrato agora ganho pela Efacec inclui o fornecimento do EPC completo, incluindo a interconexão em alta tensão à subestação da EDM e garantias associadas à operação da central de energia solar, bem como um contrato de longa duração para a operação e manutenção da central.Esta central contribui para o alcance dos objetivos de Moçambique na diversificação das fontes de energia e na descentralização da sua geração, com o objetivo de dar acesso a energia a 100% da população Moçambicana até 2030.
Este é mais um dos projetos no longo portfolio da Efacec na área dos sistemas solares. Para além de sistemas híbridos e instalações fotovoltaicas de grande escala, a empresa tem também diversas soluções para autoconsumo, em regime chave na mão. Conta atualmente com cerca de 300 MW instalados em todo o mundo e 133 MW em O&M.