E como é que as caravanas da Lightship contrariam esta evidência da física? A resposta é um “ovo de Colombo”.
A Lightship desenvolveu o protótipo L1 que não aumenta o consumo, pois tem bateria e motores elétricos próprios, dispondo ainda um design mais aerodinâmico do que o habitual para favorecer a performance.
A caravana elétrica chega agora à fase de produção com o batismo de AE.1 Cosmos Edition. AE vem de Aero-Electric
A caravana com que a empresa arranca o negócio começará a ser fabricada neste verão de 2025, estando equipada com uma bateria LFP de 77 kWh que, segundo os responsáveis do projeto, nalgumas situações, até pode permitir um aumento da autonomia a alguns veículos rebocadores. Isto apesar de ter um elevado peso (3.379 kg). A empresa comparou a eficiência da sua caravana L1 quando rebocada pelos elétricos Rivian R1S e Rivian R1T pickup e pela pick-up a gasolina Ford F-150.
O tejadilho está forrado de painéis fotovoltaicos de 1.8 kW que ajudam a alimentar os apetrechos de cozinha e a iluminação interior. A caravana tem uma configuração em modo de estrada de 2,10 metros de altura (o que ajuda a melhorar a aerodinâmica), com a altura em “Camp Mode” a subir para 3.07 metros.

A Lightship AE.1 Cosmos Edition é a versão de lançamento, limitada a 50 exemplares. A sua autonomia é de 482 km e o seu preço é só para os mais endinheirados e excêntricos: 250 mil dólares (cerca de 241 mil euros). Para sinalizar a compra, é preciso fazer um depósito de 7.500 dólares (cerca de 7.200 euros) e o restante na entrega.
O modelo é espaçoso, podendo acomodar quatro pessoas para dormir. A caravana possui uma dúzia de vidros amplos que banham de luz natural o habitáculo e garantem vistas privilegiadas para a paisagem.