O Cadillac de estrada mais rápido de sempre é um SUV elétrico

27/01/2025

A gama de veículos elétricos da Cadillac inclui atualmente cinco modelos: os SUV Lyriq, Escalade IQ, Vistiq e Optiq e o sedan de luxo o Celestiq.

 

A marca americana revelou agora o seu primeiro elétrico preparado pela divisão de alta performance do construtor norte-americana, a Série V.

Trata-se do Lyriq-V, Model Year de 2026, o primeiro veículo da Série V totalmente elétrico que anuncia um desempenho brutal e luxo. Este modelo não é apenas o primeiro veículo totalmente elétrico da Série V, mas também o SUV mais rápido já produzido pela Cadillac, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.

As divisões de alta performance das marcas
As marcas têm divisões de alta performance. É o caso da Mercedes-Benz que tem a AMG, a BMW que tem a divisão M, a Audi que tem a RS, a Alfa Romeo que tem a Quadrifoglio, a Lexus que tem a F, a Jaguar que tem a SVR, a Fiat que tem a Abarth ou da Nissan que tem a Nismo, entre outras. A Série V é a da Cadillac.

Este SUV tem um motor duplo para tração integral que gera uma potência de 615 cv e um binário de 880 Nm. Este desempenho, combinado com uma bateria de 102 kWh de iões de lítio de NCMA, garante uma autonomia de 460 km. A marca refere que num carregador rápido DC, é possível recuperar 121 km de autonomia em 10 minutos.

O modelo tem um porte que impressiona, com 5004 mm de comprimento, 2713 kg de peso e jantes de 22 polegadas, especificações que fazem com que as suas prestações (que o posicionam como o modelo de estrada da Cadillac mais rápido de sempre) sejam ainda mais dignas de registo.

O Lyric-V tem Launch Control e um Competitive Mode, que melhora a tração e a agilidade. Outras modificações incluem um sistema dianteiro de travões Brembo reforçados com 390 mm (71 mm a mais do que nas versões não desportivas), além de uma suspensão com distância ao solo reduzida.

Para quem tem saudades do barulho dos propulsores a gasolina de grandes cilindradas há a recriação de um ronco, definido pela Cadillac como uma “experiência sonora única e multicamadas”.

No interior, vive um enorme ecrã LED de 33 polegadas.