2,4 milhões de veículos elétricos
A reciclagem de células usadas e de resíduos de produção poderia fornecer 14% do lítio, 16% do níquel, 17% do manganês e um quarto (25%) do cobalto de que a Europa necessitará para os automóveis elétricos em 2030, segundo o estudo. Estes valores poderão aumentar significativamente e a região tem potencial para ser quase autossuficiente em cobalto para automóveis elétricos em 2040, realça a análise.
A reciclagem de baterias representa uma oportunidade para a Europa construir uma indústria de veículos elétricos sustentável.
A recuperação dos materiais das baterias também substituirá a necessidade de minérios primários. A investigação conclui que a reciclagem de minerais para viaturas elétricas na Europa poderia evitar a necessidade de construir 12 novas minas a nível mundial até 2040: quatro de lítio, três de níquel, quatro de cobalto e uma de manganês. Isto também reduziria os potenciais impactos negativos dessas minas na água, no solo e na biodiversidade.
Capacidade de reciclagem está em suspenso
Para além de reduzir a extração e as importações de matérias-primas, a reciclagem na Europa poderia diminuir a pegada de carbono do abastecimento de lítio em quase um quinto (19%) em comparação com a extração na Austrália e a refinação na China. Isto deve-se ao facto de a rede elétrica ser mais limpa da Europa.“Mas para colher os benefícios económicos e de sustentabilidade, a Europa precisa de aumentar a sua indústria de reciclagem”, advertem estes analistas. De acordo com o relatório, quase metade da capacidade de reciclagem anunciada para a região está em suspenso ou não tem perspetivas de ser concretizada.