Terá o mais famoso cliente da Aston Martin de esperar pelo elétrico?

28/02/2025

A aquisição do controlo criativo da franquia 007 pela Amazon/MGM pode assinalar também uma nova era para James Bond em termos de mobilidade, com o icónico espião a poder vir a trocar os veículos a gasolina por modelos 100% elétricos nas suas histórias – será a Aston Martin a marca escolhida?

 

Entre todas as viaturas conduzidas pelo mais famoso agente secreto do mundo do cinema, os veículos da britânica Aston Martin são aqueles que mais se associam a 007, possivelmente com o icónico DB5 (vindo já da era Sean Connery) a ser dos mais reconhecíveis e emblemáticos modelos.

Estando a Aston Martin a desenvolver um caminho de transição elétrica com planos de lançamento dos seus primeiros veículos elétricos, não é de afastar a possibilidade de James Bond poder vir a conduzir um elétrico Aston Martin num dos próximos filmes, até como forma de a marca aproveitar o impacto do cinema para promover um novo modelo com status, tecnologia, performance, emoção e sustentabilidade, tanto mais que se sabe que os clientes neste segmento ainda não olham com muito agrado para propostas puramente elétricas.

Uma das principais dúvidas é em que medida o calendário dos produtores da MGM se vai conjugar com o dos responsáveis da Aston Martin para que o próximo filme de 007 seja também o primeiro em que um Aston Martin elétrico será utilizado.

Isto porque as indefinições são mais do que as certezas, tanto de um lado (o último filme foi em 2021, o 25º da saga, e não há datas para a estreia da próxima película de 007, apenas um vago cenário de eventuais rodagens em 2026), como do lado do fabricante, cujos planos de lançamento de elétricos sofreram um atraso (2026 é o calendário atualmente mais favorável, embora o mais realista seja 2030).

Relativamente ao primeiro Aston Martin elétrico, espera-se que use a tecnologia da startup americana de elétricos Lucid Motors. Esta parceria dará ao construtor acesso aos avançados motores elétricos e sistemas de baterias da Lucid, assegurando que o veículo elétrico se alinhe com os melhores padrões da atualidade em termos de desempenho e autonomia.

Embora os pormenores sobre o modelo continuem a ser escassos, Adrian Hallmark, CEO da marca automóvel, revelou que o veículo pode ser um modelo totalmente novo ou baseado num design Aston Martin existente. A decisão ainda não foi finalizada, mas a empresa está a explorar todas as opções.

Até lá, o fabricante sediado em Gaydon, Reino Unido, está concentrada no lançamento de vários novos modelos híbridos, pelo que mesmo que não haja mais atrasos, os clientes que esperam um Aston Martin elétrico (incluindo James Bond…) terão de ser pacientes…