Troféu de ralis elétrico: quarta temporada eletrizante

24/12/2024

Neste ano que se aproxima do final disputou-se a quarta temporada desta competição que foi disputada por até 16 veículos Opel Corsa Rally Electric de 100 kW (136 cv), muito semelhantes aos modelos de produção que proporcionaram ralis emocionantes e batalhas decididas por décimos de segundo.

 

A diversidade dos participantes foi a maior de sempre, com equipas oriundas de oito países (Alemanha, Áustria, França, Espanha, Bélgica, Hungria, Suécia e Países Baixos), nas quais se incluíram oito pilotos do sexo feminino.

A taça visitou cinco países e compreendeu oito provas.

Luca Pröglhöf foi o piloto a bater em 2024, na que foi a sua segunda temporada no troféu. Juntamente com Christina ‘Dina’ Ettel, a sua navegadora, o austríaco de 25 anos de Sittendorf, perto de Viena, celebrou as quatro vitórias alcançadas esta época, conquistando o título antes mesmo da grande final do troféu, no Rali da Europa Central.

Luca Pröglhöf e Christina ‘Dina’ Ettel (navegadora)

Fruto das suas prestações, Luca Pröglhöf, Campeão da ADAC Opel Electric Rally Cup 2024, qualificou-se para ser promovido ao ADAC Opel Rally Junior Team.

As restantes quatro vitórias nas oito provas da competição foram festejadas por Christian Lemke (Alemanha), Alex Español (Espanha), Jérôme Chavanne (França) e Tom Heindrichs (Bélgica), este último meio-irmão do recém-coroado Campeão do Mundo de Ralis, Thierry Neuville.

O bicampeão do DTM, Timo Scheider, e a lenda austríaca do motociclismo, Matthias Walkner, dois pilotos experientes do desporto motorizado, foram convidados e testaram as suas capacidades frente aos novos talentos. Scheider impressionou especialmente ao terminar em quinto lugar o ADAC Rally Sulingen, no início da época.

Tom Heindrichs

As oito mulheres presentes no troféu também atraíram muitas atenções: Emma Chalvin e Alizée Pottier (ambas de França), Esmée Den Hartigh (Países Baixos), Pia Steffe (Áustria), Lyssia Baudet (Bélgica), Hannah Jakobsson (Suécia) e as alemãs Claire Schönborn e Ann Felke pressionaram os seus rivais masculinos durante toda a época.

 

Luca Pröglhöf e Christina ‘Dina’ Ettel (navegadora)

Entretanto, estas serão as provas deste campeonato em 2025: