M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Vidros embaciados ao volante são sempre um problema, obrigando o condutor a recorrer ao sistema de ventilação a temperaturas elevadas, e esperar alguns minutos para que este funcione, de modo a se poder circular em condições de segurança. Quando o vidro está embaciado e o motor ainda está frio, perde-se ainda mais tempo. Mas essa preocupação poderá acabar num futuro próximo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Novos estudos na procura de superfícies capazes de repelir a água tiveram sucesso a descobrir materiais com texturas microscópicas que não são repelem a água como ajudam a prevenir a acumulação de humidade. Embora os cientistas do Laboratório Brookhaven, nos Estados Unidos, já soubessem que existem materiais texturados (inclusive presentes na constituição de insetos) que repelem a água, foi agora, com a ajuda de colegas da Escola Politécnica de Paris, que descobriram materiais imunes à condensação.

Inspirados pelas asas das cigarras, os cientistas do Laboratório de Brookhaven criaram uma superfície com uma textura microscópica cónica. Com apenas uma pequena superfície de contacto para a água, basta a energia cinética da fusão de duas gotas para estas se separarem da superfície, impedindo a condensação. Esta pesquisa vai ter aplicações práticas na produção de energia e de materiais para uso na indústria de transportes, incluindo painéis solares ou vidros de automóveis.