Alguma vez ficou preso no meio do trânsito e imaginou que o ideal era levantar voo e planar por cima dos outros carros? Essa é uma ideia que está a ser tratada seriamente, procurando soluções que possam dar origem a transportes públicos capazes de circular fora do tráfego normal.

Uma dessas ideias foi feita para o mercado chinês, um autocarro elevado que deveria circular sobre carris entre cada fila de carros, com os passageiros a viajarem por cima do trânsito. O projeto foi interrompido na fase inicial, tendo sido considerado fraudulento pelas autoridades chinesas. Agora, um estúdio russo propõe este autocarro flutuante, uma mistura de elétrico e teleférico, equilibrado com giroscópios.

O designer russo Dahir Semenov é o responsável por este conceito, que tem um veículo preparado para transporte de passageiros, circulando sobre um único carril, e com giroscópios alimentados por motores elétricos a equilibrarem o veículo. Semenov também propõe veículos semelhantes para as forças de segurança, que teriam sempre prioridade e nunca teriam de se desviar do trânsito.

A ideia tem mérito se pensarmos no tráfego urbano do futuro como sendo igual ao de hoje. Mas o automóvel autónomo e o automóvel partilhado vão chegar ao mercado antes disso, com a capacidade de desviarem as suas rotas para áreas com menos trânsito. Além do mais, os transportes públicos do futuro também serão autónomos e também vão poder ter prioridade no trânsito, pelo que este veículo elevado com giroscópios é demasiado complexo para poder ser implementado quando há alternativas menos complicadas e mais seguras.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.