Muito provavelmente, já viveu este cenário na primeira pessoa: está à procura de um lugar de estacionamento e, num relance, acaba de ver um espaço vagar à distância. Chegado ao local, a dúvida assalta-o num instante: ‘será que o meu carro cabe naquele lugar?’.

Muitos dos automóveis atuais dispõem já de sistemas de medição do espaço de estacionamento, associado geralmente a tecnologia de parqueamento automático, mas para quem não beneficia dessa inovação, a avaliação do espaço de estacionamento não deixa de ser uma noção com base nas sensações e impressões do condutor.

Porém, para ajudar a contornar receios do género, a Edmunds desenvolveu uma tecnologia que permite medir o espaço disponível, indicando ao mesmo tempo se o seu carro cabe naquele local de estacionamento ou não. Trata-se de uma aplicação para smartphone – neste momento apenas para iOS em versão 12.0 –, tendo por base a tecnologia de realidade aumentada.

a carregar vídeo

Esta aplicação recorre à tecnologia ARKit que consegue fazer um mapeamento do ambiente tridimensional, ao efetuar uma uma medição em tempo real e ao analisar o comprimento do veículo em questão para saber se o mesmo cabe num local. Na aplicação da Edmunds pode-se encontrar uma grande variedade de veículos fabricados desde 1990, sendo preciso apontar a câmara para o local a medir e escolher um carro.

Contudo, uma vez que a aplicação obriga a sair do carro para efetuar uma modelagem do espaço físico real, acaba por não ser 100% prático utilizá-la quando quer estacionar na cidade em hora de ponta. Pelo menos, se tiver outros carros atrás. Por outro lado, tal como é demonstrado no vídeo, é útil para medir espaços de garagem, por exemplo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.