Câmara térmica acelera chegada dos carros autónomos

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para os automóveis autónomos se tornarem viáveis, necessitam de poder analisar o mundo ao seu redor ao pormenor, para poderem tornar decisões que tornem uma viagem mais eficiente e mais segura. E essa realidade está mais próxima, graças a um novo sensor desenvolvido pela empresa israelita AdaSky. Este novo sensor chama-se Viper, uma vez que deteta objetos e seres vivos através de visão térmica, de um modo semelhante a uma víbora.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Viper consiste numa câmara que é capaz de detetar o calor emitido por um corpo, seja ele uma pessoa a atravessar a rua, ou outro veículo a circular na estrada. Os dados recolhidos pela câmara são depois processados por uma série de algoritmos, que conseguem reconhecer o tipo de objeto à sua frente, a uma distância de centenas de metros, tornando o processo de travagem mais seguro.

Com este novo desenvolvimento, a AdaSky espera ajudar a acelerar o processo de desenvolvimento do terceiro, quarto e quinto estágios do automóvel autónomo, culminando num veículo que poderá fazer todas funções relacionadas com a condução sem qualquer intervenção humana.