Tal como a sua congénere automóvel, com a qual agora apenas partilha o nome e a marca, a Volvo Trucks continua a estar na vanguarda da tecnologia autónoma, e agora começou a colocar estes sistemas à prova em condições extremas de terreno, e num ambiente onde os sensores e os sistemas de navegação poderiam deixar de funcionar.

Os camieões Volvo FMX com condução autónoma estão a ser testados numa das minas da empresa multinacional de extração mineira Boliden. Estes camiões tornam o processo produtivo mais eficiente, sem prejudicar a segurança dos mineiros, uma vez que podem trabalhar continuamente, mesmo quando estão a ser feitas explosões controladas, que requerem um tempo de espera para o trabalho dos mineiros. Este sistema torna a automação total possível numa área estreita.

Este é o primeiro camião a ser testado com condução autónoma abaixo da superfície terrestre, na mina de Kristineberg, onde a Boliden extrai zinco, cobre e chumbo. O camião consegue cumprir uma distância de sete quilómetros, atingindo uma profundidade de 1320 metros, sem comprometer a eficácia do sistema autónomo.