Carro vai reconhecer se condutor está a escrever SMS

À medida que os sistemas de inteligência artificial se desenvolvem, os automóveis vão poder assumir cada vez mais funções da condução. E, nalguns casos, vão fazê-lo quer o condutor queira quer não. Especialmente quando se trata de segurança. Mais especificamente, está a ser desenvolvido um algoritmo que vai assumir o controlo do veículo se detetar que o condutor está a escrever um SMS.

Já existem vários sistemas que detetam se um condutor não está completamente concentrado na condução. Geralmente, funcionam como detetores de sono, mas também já há sistemas que corrigem a trajetória lendo as marcas na estrada, ou reduzem a velocidade do cruise control. Agora, a Universidade de Waterloo está a trabalhar num algoritmo que vai ser capaz de detetar distrações.

Ações como pegar falar ao telemóvel ou ler e escrever SMS, ou mesmo tirar alguma coisa do banco de trás ou do porta-luvas, vão ser detetadas pelo sistema, que vai retirar o comando do volante. A Universidade de Waterloo pretende reduzir os acidentes de automóveis em 75 por cento com esta tecnologia.