Muitas profissões vão desaparecer com o advento da inteligência artificial, uma vez que o trabalho feito por pessoas será muito mais rápida e eficiente quando for feito exclusivamente por máquinas. Alguns trabalhos nunca serão substituídos, mas barman, aparentemente também não vai escapar. Afinal, julgávamos que íamos encontrar no nosso bar favorito um ouvido amigo enquanto afogávamos as nossas mágoas.

Afinal, o barman não vai precisar de uma paciência do santo, porque nem sequer vai ouvir nada do que lhe está a dizer. E esse barman já começou a trabalhar este fim de semana, em Las Vegas. Este robô serve ao balcão no Tipsy Robot Bar, onde o proprietário, Rino Armeni, quis criar uma nova moda. O funcionamento é simples. Basta pedir uma bebida numa app que se pode instalar no smartphone, e depois recebe-se um aviso sonoro quando a bebida está pronta. O robô faz tudo, até misturar ingredientes e pôr gelo.

A vantagem é que não é preciso furar um túnel por cotovelos até chegar ao balcão e depois esbracejar para chamar a atenção do empregado. A desvantagem é que nunca vai poder ser amigo do barman e pedir um duplo ao preço de um simples. A precisão da dose é sempre a mesma, milimétrica e igual para todos. Mas pelo menos ninguém se vai esquecer do seu pedido.