Numa forma de garantir a paz de espírito dos proprietários de modelos da Volvo, a marca criou uma chave especial vermelha que oferece características diferenciadas aos seus possuidores.

Contudo, não se trata de mais potência, mas sim de uma limitação de funcionalidades para assegurar uma maior segurança (e paz de espírito) quando o carro está fora do controlo do proprietário, permitindo ainda que muitas dessas funcionalidades possam ser geridas pelo seu dono.

Assim, a velocidade máxima fica limitada aos 120 km/h, o cruise control adaptativo fica sempre regulado para a distância máxima e são emitidos alertas de velocidade aos 50, 70 e 90 km/h. Por seu turno, o sistema de áudio tem o seu volume máximo limitado, ao passo que o leque de sistemas de assistência e de segurança está sempre ativo.

Entre esses contam-se tecnologias como o Assistente de Saída de Faixa, Alerta de Colisão Dianteira, Leitor de Sinais de Trânsito ou o Alerta de Veículos no Ângulo Morto, entre outros.

Para já, esta chave vermelha apenas está disponível na gama 90 da Volvo (S90, V90 e XC90), mas deverá ser alargada a outras gamas conforme forem lançadas.

“Emprestar o carro a terceiros surge, muitas vezes, acompanhado de um sentimento de medo. Para aqueles que confiam os seus carros a outros muitas vezes, a Chave Vermelha da Volvo dá aos seus proprietários a confiança de que está a ser conduzido de forma responsável, não importa nas mãos de quem”, referiu David Baddeley, o diretor de operações da Volvo do Reino Unido, país onde este acessório está disponível por um custo de 110 libras.