M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Volkswagen apresentou a próxima geração da mobilidade urbana autónoma no Salão de Genebra. Este é o Sedric, o primeiro protótipo funcional construído de propósito para um futuro em que todos os automóveis serão autónomos, em vez de adaptar a tecnologia a automóveis atuais. O Sedric representa a importância deste segmento para o futuro de todas as marcas do grupo e não tem o logótipo da Volkswagen na carroçaria.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Grupo Volkswagen planeia estar no negócio dos veículos autónomos até 2025, não só na produção mas também com uma gama de serviços para disponibilizar este tipo de automóveis ao público. O conceito de partilha de veículos vai ser central para a sua utilização, reduzindo a quantidade de veículos na estrada, tornando a sua utilização mais eficiente e mais barata.

O Sedric é a fonte que vai permitir às várias marcas do Grupo VW aproveitarem a tecnologia de mobilidade autónoma. A peça central, que não está no carro, é chamada apenas de “O Botão”. O Botão é um aparelho de controlo remoto, que permite localizar o Sedric mais próximo e levá-lo à localização do utilizador. Um conjunto de sinais de luzes informa o utilizar do tempo de espera.

A experiência de viagem foi idealizada para oferecer o máximo de conforto, com duas portas laterais de abertura ampla, um interior espaçoso, com lugar para pessoas e bagagem, e sistema de reconhecimento de voz que lhe permite ter conversas com o Sedric sobre a viagem. A rota pode ser pré-programada para levar em conta necessidades individuais ou familiares, incluindo passar pela escola antes de ir para o trabalho, ou parar num supermercado para comprar o jantar.

Com o Sedric, o Grupo VW pretende tornar as viagens mais confortáveis e memoráveis para os utilizadores, agora que a tarefa de conduzir vai deixar de ser um problema.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.