Índia lança 104 satélites em apenas 18 minutos

a carregar vídeo

A agência espacial indiana (Indian Space Research Organization) acaba de bater o recorde de lançamento de satélites no espaço num único dia.

A corrida espacial continua ao rubro com vários países e agências espaciais a disputarem as oportunidades tecnológicas e comerciais que a exploração do espaço envolve. O lançamento de satélites comerciais é uma das atividades mais lucrativas das agências espaciais e a Índia acabou de fixar um novo recorde de lançamento de satélites no espaço num único dia. A agência espacial indiana (ISRO) conseguiu lançar no espaço 104 satélites num intervalo de 18 minutos, triplicando assim o recorde de 37 satélites num dia que estava fixado pela agência espacial russa desde 2014.

A complexa operação foi feita com o Polar Satellite Vehicle (PSLV) desenvolvido pela Índia e que a uma velocidade de 27,358 km/h e com intervalos de poucos segundos foi largando os satélites de diversas categorias e tamanhos no espaço.

O sucesso da operação coloca os indianos como primeira opção para o lançamento low-cost de satélites comerciais no espaço, já que os valores exigidos pela ISRO são substancialmente inferiores aos da NASA.

Como os satélites estão cada vez mais baratos, e o período de vida útil da maioria, não excede os dois ou três anos, corre-se o risco de o espaço ficar rapidamente demasiado povoado de detritos, como se fosse um cemitério de satélites.