Sempre sonhou em construir a sua própria casa? Agora já pode, e nem sequer vai ter muito trabalho nem precisa de se preocupar em colocar os tijolos e a argamassa sozinho. As impressoras 3D estão cada vez mais evoluídas e já podem fazer o trabalho por si, montando a estrutura da sua casa sozinhas.

Este sistema começa por usar a impressora 3D para dispor os vários materiais das fundações do edifício. A impressora pode ser programada para lidar com materiais diferentes, dependendo das necessidades dos moradores, incluindo força, resistência ou isolamento. Todo o sistema foi desenvolvido pelo famoso MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets) e revelado ao mundo na revista científica Science Robotics.

O sistema consiste num braço robótico de grandes dimensões, geralmente usado para funções industriais, que trabalha em conjunto com um braço pequeno, mais móvel e preciso, que pode funcionar com uma variedade de materiais, desde cimento a sprays isolantes. É esta mobilidade, providenciada pelos braços, que lhe dá uma grande vantagem sobre uma impressora 3D, pois não só produz os materiais como também os monta na posição correta.

Para provar que funciona, os engenheiros do MIT criaram a estrutura de uma arena, com 15 metros de diâmetro e 3,6 metros de altura. A impressora utilizou cimento para a estrutura e espuma de poliuretano como isolante. A própria máquina pode funcionar no exterior com fontes de energia renováveis, incluindo painéis solares.