Nissan apresenta sistema de mobilidade com tecnologia da NASA

23/03/2017

Presente na CeBIT, a maior exposição digital da Europa, a Nissan apresenta o seu sistema de Mobilidade Autónoma Contínua (SAM) que foi demonstrado no início deste ano no CES.

Segunda a marca avança, em comunicado: “desenvolvido a partir de tecnologia da NASA, o SAM combina a inteligência artificial no veículo com o suporte humano, para ajudar a que os veículos autónomos tomem decisões em situações imprevisíveis como acidentes, obras na estrada ou outros obstáculos. Com o SAM, o veículo autónomo torna-se consciente de quando deve tentar gerir a situação por si próprio e quando deve procurar assistência humana. Saber como lidar com estas situações será fundamental para materializar um futuro de condução completamente autónoma.”

De recordar que em fevereiro a marca fez a primeira demonstração pública europeia da sua tecnologia, em Londres, na qual mais de 100 pessoas, incluindo os meios de comunicação, funcionários públicos e parceiros do setor, experimentaram em primeira mão e em ambiente de condução real a avançada tecnologia de condução autónoma da Nissan, em estradas públicas de Londres no Nissan LEAF totalmente elétrico.

426168288_Seamless_Autonomous_Mobility_The_ultimate_Nissan_Intelligent_Integration

A Nissan também confirmou que a primeira fase da sua inovadora tecnologia de condução autónoma, designada ProPILOT, será disponibilizada no lançamento do novo Nissan Qashqai no ano fiscal de 2017 e na segunda geração do Nissan LEAF. Esta tecnologia permite a condução autónoma em faixa única em autoestradas e já se encontra disponível no Nissan Serena, lançado no Japão durante o ano passado.Criada para tornar a condução mais segura e mais agradável, o desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma é parte da Mobilidade Inteligente da Nissan, o plano da empresa para transformar a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

Ponz Pandikuthira, Vice-presidente de Planeamento de Produto na Nissan Europa, mostra-se naturalmente satisfeito: “As tecnologias de condução autónoma estão preparadas para revolucionar o futuro da mobilidade, oferecendo mais segurança, conveniência e prazer de condução para todos. Estes sistemas vão garantir uma drástica redução de acidentes rodoviários e são uma parte fundamental do plano de Mobilidade Inteligente da Nissan, na medida em que nos comprometemos em alcançar um futuro com emissões zero e fatalidades zero”.

André Duarte/Autosport

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.