M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quem é que nunca enviou uma mensagem de texto enquanto estava ao volante? Mas foi uma, só uma vez. Mas não devia. É perigoso. Não o volte a fazer. Promete? Consegue cumprir a promessa? Não se preocupe, a Nissan ajuda-o a evitar cair em tentação. E não foi preciso um aplicativo, nem um aviso sonoro, nem uma vibração, nem LEDs nem nada assim moderno. Bastou usar uma tecnologia que existe desde o Século XIX.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O novo Nissan Signal Shield parece uma simples caixa de plástico para guardar o telemóvel durante uma viagem. Mas, assim que estiver fechado, o telemóvel não voltará a incomodá-lo até abrir a caixa no final da viagem. O princípio usado é o da gaiola da Faraday, uma caixa que usa materiais condutores para bloquear sinais eletromagnéticos exteriores. O conceito foi inventado por Michael Faraday em 1836 e é usado frequentemente em ambientes de experiências científicas, ou para isolar aparelhos de curto-circuitos e pulsos energéticos.

Mas a Nissan não isola tudo o que o seu telemóvel é capaz de fazer. Embora bloqueie chamadas, mensagens e outros alertas que poderiam distrair o condutor, o Signal Shield pode conectar-se via USB ao sistema de entretenimento do carro, pelo que pode continuar a ouvir a sua seleção musical descansado. Para o telemóvel funcionar normalmente, basta abrir a caixa, mas faça-o apenas quando chegar ao seu destino. Está bem?

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.