Nova bateria para telemóvel resolve problema da autonomia do carro elétrico

Ter que recarregar uma bateria um dos problemas mais irritantes da vida moderna. As horas de espera para ter uma bateria cheia acabam com um das grandes vantagens das comunicações modernas: a facilidade de movimento. Basicamente, ficamos presos a um local e privados do nosso acesso ao mundo. Mas isso pode mudar muito em breve, com a chegada de baterias que ficam completamente carregadas em cinco minutos.

A tecnologia chama-se FlashBattery e está a ser desenvolvida pela firma israelita StoreDot. Esta tecnologia diferencia-se das baterias de iões de lítio convencionais com o uso de moléculas orgânicas sintéticas como parte do catalizador da reação química que gera eletricidade. O principal problema desta bateria, para já, será o sobreaquecimento. E Doron Myersdorf, diretor da StoreDot, tem que se despachar, uma vez que planeia colocar a FlashBattery no mercado já em 2018.

Mas uma bateria que carrega em cinco minutos tem outras utilidades, incluindo na indústria automóvel. A tecnologias das baterias em automóveis híbridos e elétricos é praticamente igua à dos telemóveis, com iões de lítio, e a FlashBattery também poderia ser aplicada, a uma escala maior, a qualquer veículo, finalmente tornando a recarga rápida viável em qualquer ponto da estrada, resolvendo o problema da autonomia.