M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Viajar a velocidades extremamente elevadas vai ser cada vez mais importante, principalmente se certas pessoas ou bens necessitarem de ser transportados entre continentes em apenas horas. O avião hipersónico é uma proposta para reduzir esses tempos de viagens, atingindo velocidades superiores a Mach 5, ou 6000 km/h, cinco vezes a velocidade do som.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

No entanto, até aqui era impossível construir um aparelho destes que pudesse ser usado constantemente, devido ao tipo de materiais necessários para a sua construção. Em particular, certos elementos, incluindo a secção dianteira, qualquer superfície angular, ou peças usadas em combustão, seriam extremamente vulneráveis à fricção do ar e aqueceriam desmesuradamente, ameaçando a integridade do avião.

Mas isto poderá ser resolvido em breve, graças a uma pesquisa conjunta da Universidade de Manchester, na Inglaterra, e da Universidade Centro-Sul na China. A equipa investigadora conseguiu criar um carbeto (um composto cerâmico baseado em carbono), que pode ser usado como cobertura de materiais, permitindo-lhes manter a integridade a temperaturas de 3000 graus. Esta cobertura também vai ser mais barata de produzir, graças ao método de infiltração reativa para fundir os componentes químicos.