M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Encomendar para comer em casa vai ficar mais fácil. E entregar às pessoas também. A indústria alimentar está à procura de novas soluções para chegar mais depressa às pessoas, e uma nova empresa da Estónia, a Starship Technologies, tem algo novo para mostrar. Parece o R2-D2 de “Star Wars”, mas é entregador de pizzas. Ou empadão. Ou cozido à portuguesa, garantindo que a comida chega sempre a horas e em condições.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Starship Technologies foi fundada por Ahti Heinla e Janus Friis, os criadores do Skype, em 2014. Desde então, estabeleceram parcerias em vários países e escritórios em Londres e na Califórnia. Os seus robõs já estão a circular, e não têm problemas em lidar com o trânsito pedonal.

O robô em si pode fazer entregas num raio de 5 km, e está conectado diretamente a uma aplicação de smartphone, permitindo ao proprietário e ao clinte monitorizar toda a viagem do robô. O interior fica selado e apenas pode ser aberto com um código entregue ao cliente. Os robôs poderiam ser facilmente parados, uma vez que se desloca à mesma velocidade das pessoas nos passeios.

Com a capacidade de resposta rápida, a indústria alimentar é a que tem mais possibilidade de aproveitar este serviço. Um estudo publicado na Business Insider revela que a indústria está a aproveitar apenas 3,5 por cento do seu mercado potencial nos Estados Unidos. Mas qualquer serviço de entregas pode aproveitar estes robôs, incluindo farmácias, ou qualquer loja que venda itens pequenos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.