M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Serviços que antes tinham que ser feitos por pessoas já estão a ser substituídos por robôs. E uma área que poderá não ter necessidade de empregados humanos deverá ser a segurança privada. Estes robôs já estão à venda, e há até uma empresa em Singapura, a Ademco, a propor um negócio para aluguer de robôs para vários tipos de vigilância, construídos pela SMP Robotics.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A SMP Robotics é uma empresa americana, baseada na Califórnia, que constrói vários tipos de robôs. As especializações vão muito além dos serviços de videovigilância, podendo ser modificados conforme a necessidade do cliente. O modelo base é o mesmo, um veículo de quatro rodas, com 1,40 metros de comprimento e 1,60 metros de altura. Pode funcionar até 12 horas com uma única carga e ser controlado por Wifi até 300 metros. Também é capaz de operar no exterior, em ambientes entre -20 e 45 graus Celsius.

Além de veículos de segurança, a SMP também oferece robôs que controlam a presença de animais num terreno (especializando-se em aves ou tipos específicos de inseto) ou medem a quantidade de gases atmosféricos, apropriados para minas ou garagens e capazes de localizar fugas de gás.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.