Quem é o ser humano mais rápido da Terra? Isso depende do veículo, e qualquer avião supersónico consegue ultrapassar os 1200 km/h. Mesmo em terra firme, muitos veículos a motor conseguem ultrapassar os 300 km/h, e o carro mais rápido do mundo também já atingiu velocidades supersónicas? Mas, e sem motor? Só com o músculo, qual será a velocidade máxima atingida?

O sprinter e campeão olímpico Usain Bolt já foi medido a 44 km/h. Em bicicleta, com os músculos humanos, o contra-relógio mais rápido no Tour de France teve uma média de 57,7 km/h. Mas será que o ser humano consegue ir mais depressa? Sim. Aliás, o projeto Aerovelo já é quase três vezes mais rápido que este resultado da prova francesa. E conseguiu bater esse recorde quatro vezes. Em 2013, o Aerovelo atingiu os 133,8 km/h, um recorde para o corpo humano. Desde então, este veículo já bateu mais três recordes, estabelecendo um máximo de 144,17 km/h, numa linha reta de 8 km.

O Aerovelo surgiu em 2013 da ideia de dois engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá. Todd Reichert contribui com a parte de engenharia e com o seu físico, que consegue gerar a força de 1 cv durante um minuto. Cameron Robertson contribuiu com a parte aerodinâmica, para reduzir o arrasto do ar. O resultado é uma bicicleta completamente coberta, com câmaras que permite a Reichert ver para o lado de fora. Com chassis e carroçaria de fibra de carbono, o Aerovelo pesa apenas 25 kg.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.