Este sistema de encriptação protege os seus dados de abusos dos serviços de transporte

Tem medo de usar o smartphone para chamar um táxi ou um serviço privado de transporte de passageiros? Acha que eles vão roubar os seus dados? Pode ficar descansado. Agora, já pode chamar um serviço destes pela aplicação do smartphone, e a única pessoa que sabe a sua localização, vai ser o seu condutor. E depois essa informação é apagada automaticamente. Como é que isto funciona?

A ideia chama-se ORide (Oblivious Ride, que se traduz mais ou menos como “boleia distraída”), e é um sistema criado pela famosa Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Basicamente, o ORide consegue chamar os condutores mais próximos para atender aos clientes, mas usa criptografia para esconder a informação pessoal de ambos, ao mesmo tempo que mantém a facilidade de pagamento e dos sistemas de votação.

Entretanto, os serviços centrais da Uber e da Lyft não podem usar o sistema para beneficiar das informações pessoais, porque a confirmação de contacto é feita diretamente entre o smartphone do cliente e o smartphone do condutor, criando uma chave criptográfica que só pode ser identificada por ambos, deixando o intermediário (o fornecedor do serviço) de fora.