M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Toyota está a preparar um futuro a médio prazo onde os seus automóveis vão ser elétricos e autónomos, com a Autonomia Tipo 5, em que os carros podem circular sozinhos na estrada sem qualquer necessidade de interferência do utilizador. E para isso vai necessitar de uma inteligência artificial de primeira linha para mover os seus carros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Essa inteligência artificial já está em desenvolvimento e da responsabilidade da Nvidia. A empresa americana é conhecida no mercado por criar componentes e código para a indústria de videojogos, mas também por fazer microprocessadores para o mercado geral de computadores. E esta experiência que serve de base para este trabalho conjunto. O novo produto vai chamar-se Nvidia Drive PX e vai ser um cérebro artificial que vai controlar todos os movimentos do carro, monitorizando o ambiente à sua volta através de uma rede de sensores.

O sistema de inteligência artificial da Nvidia vai usar câmaras, lidar (como o radar, mas baseado em medição da reflexão de luz), radar e vários outros sensores de movimento, distância e do comportamento e velocidade, permitindo uma visualização a 360 graus do ambiente à volta do carro. Isto vai ajudar a Toyota a cumprir o seu objetivo de reduzir as vítimas mortais de acidentes de trânsito para zero durante os próximos 20 anos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.