M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Depois das corridas de carros telecomandados, de carros elétricos e de carros autónomos, vem aí a primeira corrida de carros microscópicos. Os “carros” vão ter o tamanho de uma molécula, e vão percorrer uma pista com apenas 100 nanómetros (ou 0,00001 milímetros) de distância. A prova está marcada para 28 de abril, num microscópio da sucursal de Toulouse do centro de investigação francês CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica).
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A pista vai ser construída com átomos de ouro, e vai ver nanocarros de seis equipas multinacionais a tentarem completar a distância até 38 horas. O Grupo PSA, o Grupo VW e a Toyota patrocinam três das equipas. Cada nanocarro pode ser movido por impulsos elétricos, mas não pode ser empurrado. Pode, no entanto, ser substituído em caso de acidente. Os cientistas não vão apenas divertir-se, pois vão aproveitar a oportunidade para testar a síntese de químicos em determinadas superfícies.

Para poder observar a corrida, os cientistas vão recorrer a um dos microscópios mais poderosos do mundo, o 4-STM, criado para visualizar o efeito de túnel em mecânica quântica, que provoca a transferência de eletrões de uma superfície para outra. Caso tenha vontade de acompanhar a corrida, poderá fazê-lo aqui.