Vidros sem gelo, depressa e com conforto

M. Francis Portela
Investigador

Felizmente, vivo num lugar onde é extremamente raro a temperatura descer para valores negativos, mas uma grande percentagem de pessoas tem que lidar com a realidade diária da acumulação de gelo no pára-brisas do carro. E a única maneira de o limpar é raspando, o que tem como consequência riscar o vidro. Ou melhor, era, porque a Volkswagen já resolveu o problema.

A marca alemã apresentou um novo sistema, o para-brisas climático, que tem como função não só derreter a camada de gelo no interior do carro, como também ajuda a desembaciar o vidro dentro do habitáculo. Este sistema é simples, consistindo na colocação de uma capa de prata, invisível e com uma grossura milimétrica, pelo que não prejudica a visibilidade do condutor.

Ao contrário do vidro, a prata é um bom condutor de calor e de corrente elétrica. Carregado com uma corrente de baixa potência, o sistema permite descongelar e desembaciar o vidro rapidamente quando uma pessoa se prepara para sair de casa de manhã, não necessitando de perder tempo a arriscar danificar o vidro.

O para-brisas climático também tem a vantagem de ser funcional no verão, com a camada de prata a servir como barreira contra o calor, reduzindo o efeito de estufa e reduzindo até 15 graus a temperatura dentro do interior, importante para poupar energia com o ar condicionado. A Volkswagen disponibiliza este sistema nos modelos das gamas Golf, Passat, Tiguan e Sharan, com preços a partir de 340 euros, conforme o modelo e o país europeu.