Volkswagen ajuda a desenvolver robô que recarrega baterias

Há muita gente que quer que as pessoas deixem de usar carros com motor a gasolina e Diesel, e que passem a utilizar carros elétricos. Querem os ecologistas, querem os políticos e querem as marcas. Os automobilistas não se importam, desde que conduzir um elétrico não dê mais trabalho do que um carro normal. E uma das coisas que dá trabalho é recarregar a bateria fora de casa.

A Volkswagen quer ajudar a facilitar essa vida. Uma solução seria montar carregadores em todo o lado, mas isso não é prático. Mesmo em parques de estacionamento privados, onde apenas alguns lugares estão reservados para carros elétricos. Mas a KUKA, uma parceira técnica da VW, tem uma nova proposta, que apresentou no Future Mobility Forum, um robô que conecta carros elétricos à rede, seja qual for o lugar onde estacionou.

O robô da KUKA chama-se e-Smart Connect, e vai passar o dia a transportar cabos por um estacionamento privado, ligando-os aos carros elétricos que estão estacionados. Mas esta tecnologia não vai servir para ajudar a desenvolver infra-estrutura para carros elétricos, vai servir também para desenvolver veículos autónomos. A ideia é que o robô consiga trabalhar sozinho a identificar a presença de carros elétricos e a tomar a decisão de mover-se para o ligar à rede elétrica.