A Cadillac anunciou um novo serviço que promete revolucionar o setor automóvel Premium, ao propor uma subscrição que permite alugar diferentes modelos da marca num esquema semelhante aos do aluguer de filmes ou de música, por exemplo.

Vê a galeria acima? Imagine que todos aqueles carros poderiam estar à sua disposição de um momento para o outro. Com o recém-anunciado programa Book by Cadillac, tal passa a ser possível. Este conceito de aluguer automóvel coloca à disposição de todos os clientes um veículo pronto a usar por uma assinatura mensal de 1.500 dólares, estando por agora apenas restringido à área metropolitana de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA).

Tal como um serviço comum de telecomunicações ou de streaming de conteúdos, este exige um registo prévio na base de dados da Cadillac, exigindo dados como a carta de condução e cartão de crédito, com o utilizador a poder escolher o veículo da sua preferência a partir de uma aplicação de smartphone (tanto para Android, como para iOS).

Não existem prazos de limite para a posse do veículo, com a taxa paga a cobrir seguro e manutenção, um pouco como um serviço de renting ou leasing, excluindo gastos com combustível, mas diferenciando-se daqueles em quase todos os seus aspetos.

Ou seja, o utilizador não precisa de estabelecer um contrato de longa duração nem precisa de cumprir um prazo para levantar e entregar o veículo ou ficar restringido a um limite de quilómetros. O que este serviço tem de inovador é o facto de se aplicar no setor automóvel com aquela que é uma das marcas Premium mais conceituadas dos EUA. O objetivo da marca é ampliar este esquema de mobilidade a mais regiões do país, o que possibilitaria, aceder a um modelo da Cadillac consoante as necessidades.