A Kia apresentou hoje o seu novo Niro, um crossover híbrido, pensado de raiz para albergar as motorizações ecológica

O novo Kia Niro é proposto no mercado nacional numa única versão com equipamento de topo, com preços a partir de 28 191 euros, beneficiando de uma campanha de lançamento. Por este valor, o novo Kia Niro já oferece, de série, a caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades – uma proposta única neste segmento e que se destaca das menos eficientes CVT (variação contínua) que são habituais nesta classe de veículos. Mas o novo Kia Niro conta, ainda, com outras dotações da oferta de série neste segmento de mercado. Assim, é possível encontrar equipamentos como os bancos em tecido e pele, jantes de 18 polegadas, sistema de navegação com monitor de 7”, bluetooth, carregador de telefone wireless, câmara traseira de auxilio do estacionamento, sensores de chuva, chave inteligente, ajuste elétrico e lombar do banco do condutor, entre muitos outros. O Niro oferece ainda aos seus proprietários a garantia de 7 anos/150 000 km, um exclusivo mundial da Kia no setor automóvel.

A nova plataforma do Niro foi criada de forma independente dos modelos existentes da Kia, tendo sido concebida para incluir um conjunto específico de tecnologias ambientalmente conscientes e grupos propulsores da próxima geração. O grupo motopropulsor híbrido do Niro é constituído por um motor de 1,6 litros GDI (injeção direta de gasolina), um bloco de baterias de polímero de iões de lítio, um motor elétrico de 32 kW e uma transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades, debitando uma potência total combinada de 141 cv. Os engenheiros da Kia conseguiram um nível de emissões de CO2 de 88 g/km (101 g/km, nas versões com jantes de 18”) e um consumo de 3,8 litros/100 km (4,4 com jante 18”).

Segundo João Seabra, director-geral da Kia Portugal, comenta: “O Kia Niro é uma proposta sem precedentes no mercado, uma vez que vem derrubar velhos preconceitos quanto aos híbridos. A partir de agora, um híbrido não tem de ser conservador no estilo ou na versatilidade. Pela primeira vez, temos uma proposta que olha tanto para o estilo de vida e para a emoção como para a consciência ambiental e a sustentabilidade. Quem disse que estes planos não são compatíveis?”

Com contornos de SUV compacto, o Niro tem um capot relativamente longo, rodas nos extremos da carroçaria, faróis elevados e linha de cintura em crescendo, a postura do Niro representa um distanciamento em relação a outros automóveis híbridos do mercado atual. O perfil do Kia Niro é ligeiramente afilado em direção à traseira do veículo, com o tejadilho a culminar num spoiler discreto, a que se juntam grupos ópticos elevados e um pára-choques de dimensões generosas.

Concebida principalmente para uma performance aerodinâmica eficiente, a carroçaria do Niro permite um baixo coeficiente de apenas 0,29 Cd, sendo mais aerodinâmico do que muitos outros rivais híbridos. A sua distância entre eixos relativamente grande (2700 mm) e a distância curta das rodas ao extremo dianteiro e traseiro da carroçaria (com um “overhang” de 870 e 785 mm, respetivamente) contribuem para o generoso espaço interior.

O Kia Niro ocupa um novo espaço na gama de modelos da marca em termos de dimensão. Apresenta 4355 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1535 mm de altura, sendo mais pequeno que o novo Kia Sportage, mas acima das dimensões gerais do modelo cee’d de cinco portas. No habitáculo do Kia Niro encontramos um painel de instrumentos amplo e linhas horizontais definidas. As linhas percorrem a largura do habitáculo separam as diferentes zonas do painel de instrumentos, com os mostradores e o sistema HMI (human-machine interface) situados ao longo do mesmo paralelo, e uma coluna de comandos localizada abaixo, incorporando o aquecimento e ventilação e os interruptores para sistemas chave de assistência ao condutor.

No desenvolvimento do Kia Niro HEV, os esforços das equipas de engenharia incidiram sobretudo na obtenção de uma economia de combustível líder da classe no segmento dos crossovers compactos. O Kia Niro combina um design interessante com baixas emissões e, segundo a marca, elevada economia de combustível, e emissões de CO2 de 88 g/km (ciclo combinado). Equipado com as jantes de 18” (versões de topo, comercializadas em Portugal), o Niro consegue consumos de combustível de apenas 4,4 litros/100 km (combinado e urbano, NEDC), com emissões que se ficam pelos 101 g/km. A ver vamos…

Caixa de dupla embraiagem e sistema TMED

Concebido como um modelo híbrido dedicado, o Kia Niro HEV consegue atingir baixos níveis de consumo e de emissões graças a um grupo propulsor híbrido compacto. O motor GDI ‘Kappa’ de 1,6 litros da Kia, debitando 105 cv e 147 Nm de binário, foi associado a um motor elétrico de 32 kW e a um bloco de baterias de polímero de iões de lítio de 1,56 kWh. Este grupo motopropulsor debita uma potência combinada de 141 e um binário máximo de 264 Nm de binário disponível logo no arranque, permitindo uma aceleração impossível de alcançar nas motorizações convencionais. Para este desempenho muito contribui a transmissão automática de dupla embraiagem de seis velocidades (6DCT), sendo este um dos pontos que mais distingue o Niro da concorrência – a caixa automática de dupla embraiagem é consideravelmente mais eficiente e agradável do que a de variação continua (CVT) que equipa outros híbridos e que peca pelo ruído e permanente sensação de aceleração excessiva ou “patinagem”.

A transmissão é a mais recente versão da caixa 6DCT da Kia, baseada na mesma arquitetura da nova 7DCT desta marca e desenvolvida pela marca para o recém-renovado modelo cee’d. A 6DCT foi alvo de modificações específicas para ser utilizada com o grupo motopropulsor híbrido do Niro, proporcionando ainda e sempre segundo a marca, uma resposta mais direta e imediata do que uma transmissão de variação contínua eletrónica (e-CVT) tradicional.

O Niro também oferece as mais recentes ajudas eletrónicas, incluindo a Gestão de Estabilidade do Veículo e o Controlo Eletrónico de Estabilidade da Kia, que fornece estabilidade, tração e segurança em todas as condições. Conta com um conjunto de soluções para garantir baixos níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH – Noise, Vibration and Harshness).

Tecnologia a bordo

O novo Kia Niro apresenta várias tecnologias de bordo para melhorar o conforto e a comodidade dos proprietários. No centro do painel de instrumentos estão a mais recente Human Machine Interface (HMI) da Kia e um sistema de infotainement com um grande ecrã tátil de 7 polegadas com navegação e conectividade de smartphone e áudio por Bluetooth, ligados a um sistema de áudio com seis altifalantes. O novo Niro será também o mais recente modelo da marca a adotar os Kia Connected Services, fornecidos pela TomTom. Este novo pacote de conectividade oferece aos condutores uma ampla gama de informações atualizadas, incluindo atualizações de trânsito em tempo real, locais e alertas de radares de velocidade, pesquisa de pontos de interesse locais e previsões meteorológicas. Oferecidos em veículos equipados com sistema de navegação, os Kia Connected Services estarão disponíveis gratuitamente para os proprietários europeus durante sete anos após a compra do automóvel.

Satisfazendo uma tendência para a utilização crescente de smartphones, o Kia Niro está disponível com um novo carregador sem fios para dispositivos móveis, permitindo aos utilizadores carregar um dispositivo móvel em movimento, sem necessidade de uma ligação por fio.

O Niro está equipado de série com sete airbags para a segurança passiva ideal dos ocupantes, mais concretamente airbags para o condutor e passageiro da frente, joelhos do condutor, airbags laterais para a primeira fila e airbags de cortina para a primeira e segunda filas. Os tirantes e as fixações para cadeiras de criança ISOFIX são equipamento de série na segunda fila de bancos, permitindo transportar as crianças de forma segura.

O sistema de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) da Kia, montado de série no novo modelo, ajuda a garantir a estabilidade em situações de travagem e viragem, através de uma gestão cuidadosa do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e da direção assistida alimentada por motor elétrico. Se o sistema detetar uma perda de tração, o VSM ajuda o condutor a manter o controlo do veículo com toda a segurança.

Fruto dos mais recentes desenvolvimentos protagonizados pela Kia, que lançou este ano a estratégia tecnológica DRiVE WISE, o Niro disponibiliza um conjunto de dotações de segurança ativa incluídos no programa Advance Driver Assistance Systems (ADAS). A sub-marca DRiVE WISE, recorde-se, é uma peça fundamental para a Kia realizar as suas ambições de reforçar a segurança inteligente na estrada. O Niro disponibiliza, assim, muitas destas inovações, tais como:

Travagem Autónoma de Emergência (AEB) com deteção de peões, utilizando um sistema que recorre a um radar para detetar possíveis colisões com outros veículos ou peões e ajudar a imobilizar o automóvel. Smart Cruise Control (SCC), que ajusta automaticamente a velocidade do Niro de modo a manter uma distância segura em relação aos veículos que seguem à sua frente.

Sistema de Auxílio à Direção (LDWS), instalado de série em todas as versões do Niro na Europa, emite um alerta sonoro quando o condutor sai da faixa atual sem utilizar os indicadores de direção.

Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKAS), também instalado de série, que deteta a posição do Niro em relação às marcações das faixas de rodagem e adota automaticamente medidas para corrigir a linha de direção se detetar que o veículo começa a desviar-se sem que esteja a utilizar os indicadores de mudança de direção.

Deteção do Ângulo Morto (BSD), que monitoriza a presença de outros automóveis atrás do Niro e fornece ao condutor um aviso visual nos retrovisores exteriores quando outro veículo entra no seu ângulo morto.

Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que avisa o condutor relativamente a outros veículos que circulam por trás do Niro em parques de estacionamento quando este se encontra em marcha-atrás.

José Luis Abreu/Autosport