O novo Volvo XC60 assume-se como um dos modelos mais importantes para a marca sueca, uma vez que tem por missão dar seguimento àquele que é um dos mais representativos carros da companhia.

Com efeito, apesar de quase uma década de presença no mercado, o XC60 representa cerca de 30% das vendas totais da Volvo a nível global, sendo assim um caso de sucesso e de longevidade praticamente único.

Com o novo modelo, a expectativa mantém-se em alta, procurando aliar um estilo nórdico muito pragmático e semelhante ao do XC90 a uma vertente tecnológica que tem no elemento da segurança uma tónica muito singular.

‘Aquele’ momento

Sendo a Volvo uma das marcas que mais empenho tem demonstrado no desenvolvimento de novas soluções, o novo XC60 surge com mais alguns elementos, um dos quais consegue atuar na direção caso a eletrónica detete a saída inadvertida da via de rodagem (uma evolução do BLIS) e um sistema que impede colisões dianteiras.

A travagem de emergência volta a ser também uma das traves-mestras de um carro que apela à segurança máxima para que todos possam viver os seus momentos mais especiais na vida e para impedir que esta se perca… num momento. Essa é a premissa de um dos vídeos de lançamento do novo SUV sueco, que mostra como uma distração pode levar a um desfecho dramático. A produção, bastante emocional, revela como a tecnologia pode ajudar a salvar vidas em casos limite num exemplo muito competente de ‘storytelling’.

Esta é apenas mais uma etapa do programa Vision 2020 da Volvo que, muito sucintamente, pugna pelo final das mortes ou ferimentos graves de pessoas a bordo dos seus modelos.