Sistemas de assistência de estacionamento não são novidade nenhuma, pois são já várias as marcas que oferecem um programa de piloto automático para ajudar o condutor a colocar o carro num parque com menos espaço ou visibilidade. Mas a Nissan vai mais além e vai incorporar no seu novo piloto automático uma forma completamente automática de estacionamento.

Os sistemas atuais controlam o movimento do volante mas obrigam o condutor a prestar atenção à velocidade, controlando o andamento do carro com o pedal do travão. O piloto automático ProPilot, que a Nissan já estreou no monovolume Serena, vendido no mercado japonês, vai ser usado na próxima geração do elétrico LEAF, que vai ser vendida a partir de 2018. Com a função adicional ProPilot Park, o condutor passa a poder carregar num botão, e o carro completa a manobra de estacionamento sozinho, sem qualquer necessidade de intervenção do condutor.

O ProPilot Park vai facilitar o estacionamento em lugares mais apertados e libertar o condutor da tarefa de “encaixe”, mas vai ser sempre recomendável vigiar a manobra, não vá acontecer alguma emergência. O ProPilot Park vem complementar um sistema que vai permitir ao Nissan LEAF girar o volante sozinho em estradas com mais de uma faixa.