/Porsche apresenta Macan T para sublinhar o prazer de condução do SUV

Porsche apresenta Macan T para sublinhar o prazer de condução do SUV

O Porsche Macan conta com mais uma versão na sua gama, agraciada com a letra ‘T’ de Touring, com este SUV a ser o primeiro automóvel desportivo de quatro portas a receber aquela designação especial até aqui apenas reservada às gamas 718 e 911 e que representa historicamente uma visão mais dinâmica da marca alemã.

Desde a década de 1960 que a denominação Touring é utilizada como identificação dos modelos que oferecem uma experiência de condução especialmente autêntica graças a uma afinação precisa, equipamento exclusivo e motores eficientes. Fiel ao espírito do Porsche 911 T de 1968, o novo Macan T apresenta uma configuração dinâmica e motor turbo de 2.0 litros, com atributos estéticos específicos e mais equipamento de série.

Cuidadosamente situado entre as versões Macan e Macan S, este novo modelo recorre ao motor turbo a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros, capaz de debitar 265 CV e 400 Nm de binário, num conjunto que, de acordo com a Porsche, resulta num “equilíbrio ideal de peso e performance”. Comparativamente ao motor V6 biturbo de 2.9 litros, utilizado nos Macan S e GTS, a motorização do Macan T pesa menos 58,8 kg.

O motor está acoplado à caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades (PDK) e recorre ainda ao sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM). Equipado de série com o Pacote Sport Chrono, que inclui o seletor de modos de condução no volante, o Macan T acelera dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 232 km/h.

Chassis com afinação especial e altura ao solo reduzida

O Macan T é o único modelo Porsche a possuir suspensão com molas de aço e Porsche Active Suspension Management (PASM) de série e, além disso, está 15 mm mais próximo do solo. A barra estabilizadora no eixo dianteiro é mais firme e a afinação do chassis foi otimizada com vista a uma prestação dinâmica mais precisa e ágil sem prejudicar o conforto a bordo. O Porsche Traction Management (PTM) foi também adaptado às exigências do Macan T e especialmente concebido com uma inclinação nas rodas traseiras.

Em opção, é ainda possível selecionar a suspensão pneumática adaptativa com PASM e reduzir a altura ao solo em 10 mm adicionais – uma nova característica para os Macan com motores de quatro cilindros. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) também faz parte da lista de opcionais: o sistema foi pensado para as características do Macan T de modo a aperfeiçoar ainda mais a dinâmica de condução.

Detalhes exclusivos no interior e exterior

Os elementos de design em cinzento Ágata metalizado na dianteira, flancos e traseira do Macan T diferenciam esta versão das restantes. A cor de contraste exclusiva pode ser encontrada no friso dianteiro, espelhos retrovisores exteriores, spoiler do tejadilho, logótipos na traseira e ‘lâminas’ laterais, com estas últimas a apresentarem o logótipo ‘Macan T’ em preto. As saídas de escape desportivas e frisos das janelas laterais em preto brilhante, bem como as jantes Macan S de 20 polegadas, com acabamento exclusivo em titânio escuro, fazem parte do equipamento de série. Os clientes podem escolher uma das 13 cores exteriores simples, metalizadas ou especiais.

 

No interior, os bancos desportivos, com ajuste elétrico em oito vias e aquecidos, são de série e apresentam um revestimento exclusivo com base no pacote de pele em preto. Os centros dos bancos dianteiros e traseiros contam com um padrão Sport-Tex Stripe, enquanto os apoios de cabeça recebem o escudo Porsche. A cor de contraste utilizada no exterior é também encontrada no interior, mais especificamente nos pespontos decorativos em cor prata dos bancos, encostos de cabeça e volante.

O equipamento de série inclui ainda: volante desportivo GT aquecido, cronómetro Sport Chrono na parte superior do tablier e as proteções das soleiras das portas em alumínio preto com inscrição ‘Macan T’. Entre os opcionais, destaque para o volante desportivo GT em Race-Tex com aplicações em carbono e um ionizador.

De referir que o Macan T beneficia de todos os novos elementos que fazem parte da renovação do modelo lançada no verão de 2021, como é o caso da nova consola central com superfície macia ao toque, bem como o sistema Porsche Communication Management (PCM) com um ecrã tátil de 10.9 polegadas e navegação online de série.

O Porsche Macan T tem um preço base de 87.922 euros em Portugal, estando esta nova versão do modelo já está disponível para encomenda.