A par da autonomia, a longevidade das baterias é um dos temas mais sensíveis para quem conduz ou procura automóvel elétrico. Os construtores defendem que aquele componente já acompanhada todo o período de vida do veículo com uma degradação de 20 a 30 por cento. Ou seja, um nível de degradação que não inviabiliza o uso do carro, sendo urgente que materializem esta confiança, aumentando o período de garantia das baterias para 200 mil quilómetros com uma capacidade de carga mínima de 80 por cento.

Todavia, como em qualquer outra peça do veículo, a longevidade de uma bateria pode também depender do tipo de utilização. E há uma lista de truques infalíveis que ajudam a prolongar a sua vida útil.

  1. UTILIZE NÍVEIS MÉDIOS DE CARGA

De acordo com os especialistas, uma bateria sujeita a cargas consecutivas a 100% da capacidade da sua capacidade após ficar praticamente vazia, apresentará os primeiros sinais de degradação logo após 500 a 600 ciclos. As descargas totais deverão ser evitadas, tal como o inverso. A melhor faixa de utilização das baterias é entre 20% e 80%, pelo que o ideal é não circular repetidamente abaixo dos 20%, nem acima dos 80%. Fora destas balizas, a bateria sofre mais desgaste.

  1. CARREGUE LENTO

Privilegie cargas lentas a cargas rápidas, já que os carregamentos menos potentes preservam mais a integridade das células das baterias. Contudo, se os postos rápidos forem o principal método de carregamento, a capacidade total cairá para cerca de 70% após 10 anos.

  1. NUNCA MENOS DE UMA HORA LIGADO À FICHA

Optando por carregamentos lentos, deve evitar ligar o automóvel à tomada menos do que uma hora.

  1. CARREGAMENTOS RÁPIDOS, SÓ EM VIAGEM

Se uma bateria for carregada regularmente com uma potência superior a 50 kW, a sua longevidade estimada reduz-se para metade, comparativamente a uma bateria habitualmente sujeita a carregamentos lentos.
  1. EVITE AS ACELERAÇÕES BRUSCAS

Não só a carga da bateria, mas também a potência de descarga é importante para a degradação das células. A utilização intensa e constante da potência máxima estressa a bateria assim quase na mesma medida do recurso contante ao carregador rápido.

  1. NÃO CARREGUE AO CALOR

Depois conduzir a temperaturas elevadas, deve evitar colocar de imediato a viatura a carregar para não fustigar as baterias. Sempre que possível o veículo num local fresco, o calor extremo não é saudável para os packs de baterias.

  1. COM TEMPO FRIO, CARREGUE IMEDIATAMENTE

Chegou ao destino com a bateria descarregada e a temperatura está bastante baixa, deve carregar de imediato o carro em vez de deixar a bateria arrefecer durante a noite.

  1. INSTALE A WALLBOX NA GARAGEM

Se tem esta possibilidade, é mais adequado instalar a wallbox dentro da garagem do que no exterior. No interior, as condições são mais favoráveis para carregar e as temperaturas amenas beneficiam a longevidade das baterias.

  1. LIMITE A CARGA.

Não carregue a bateria do veículo ao máximo, exceto em casos excecionais. Limitar o nível máximo da bateria é uma excelente opção. Uma configuração de 80% é um bom compromisso entre proteção e alcance da bateria.
  1. APRENDA A USAR A WALLBOX

Alguns carros elétricos não oferecem carregamento com limite de potência. A maioria das wallbox oferecem essa funcionalidade. Regule a potência de carregamento que pretende para as horas que pretende.