Publicidade Continue a leitura a seguir

Três dúvidas sobre o carregamento elétrico que ainda não lhe passaram pela cabeça

É seguro carregar a bateria à chuva? Sim. Mesmo sendo condutores elétricos, os cabos do carregador, tal como qualquer componente elétrico do carro, são testados para protegerem o utilizador de um choque elétrico e até resistem a um jato de água de uma mangueira.
A forma de pagamento é segura? Podem roubar os meus dados? Em Portugal, o carregamento de um carro elétrico na via pública ainda não se paga. Mas isso vai mudar em breve, e noutros países já é comum. O protocolo usado na maior parte dos serviços foi revelado como sendo sensível a roubo. Talvez a forma mais segura para o futuro seja o uso de terminais Multibanco para pagamentos diretos.
Podem roubar-me os cabos do carregador? É possível, embora os postos Mobi.E bloqueiem o cabo durante a operação de carregamento, dificultando o roubo. Os cabos também podem ser cortados para vender o cobre.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Carregar um carro elétrico tem algumas dificuldades conhecidas, como a procura pelo posto de carregamento mais próximo, ou ver carros a gasolina estacionados nestes lugares, ou até reparar que estes não estão a funcionar. Mas existem outros problemas que podem afetar o uso de um carro elétrico, e são coisas que uma pessoa só se lembra de perguntar depois de comprar um.

Alguns acabam por não ser problemas, eram apenas dúvidas. Por isso expomos aqui três questões de que poderá lembrar-se quando for dono de um automóvel movido a eletricidade.