M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A manutenção é necessária para assegurar uma vida longa ao seu automóvel. Isto significa que deve cumprir escrupulosamente os limites de quilometragem estabelecidos pelo fabricante, obrigando a trocar vários componentes e consumíveis, com destaque para o óleo e o travões, mas também elementos da suspensão e dos travões.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Embora muitos destes elementos sejam frequentemente trocados ou substituídos em cada manutenção, isso não significa que, como condutor, não seja seu dever, reparar se estão a funcionar bem. Muitos deles são fáceis de observar a olho nu, como o consumo de óleo ou a degradação dos pneus. Outros, como os amortecedores ou o escape, fazem-se notar através de uma perda de conforto ou mais barulho a funcionar.

Mostramos aqui sete elementos que são fáceis de controlar pelo condutor, pelo que deve manter sob a sua própria observação, independentemente de quando está prevista a próxima manutenção. Não há motivo para esperar que lhe digam se o seu carro está bem ou não, quando pode saber isso pela sua própria experiência.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.