Há quem se sinta mais à vontade nelas e há quem prefira uma postura ultra-segura: dificilmente encontrará curvas iguais numa estrada, seja pelo ângulo de viragem, seja pela inclinação do asfalto ou até pelo tipo de piso, pelo que é imperioso ter em atenção uma série de detalhes para efetuar curvas em segurança.

A larguíssima maioria dos condutores tem bons dotes de condução, mas não terão as mesmas capacidades de um piloto profissional, pelo que será importante ter uma postura mais defensiva na abordagem às curvas, até pela constatação de que em estradas públicas são muitas as variáveis que têm influência no comportamento de um carro e que existem outros intervenientes da via pública.

Muitos dos despistes que têm lugar em curvas têm como causa a velocidade excessiva, mesmo que outros elementos possam interferir no desfecho, como o tipo de asfalto ou substâncias presentes no piso, como óleo ou areia, que causem a perda de aderência. Seja como for, o excesso de confiança e a velocidade a mais acabam sempre por ser motivos muito fortes para uma saída de estrada em curva.

Assim, os condutores deverão dar sempre prioridade à segurança e à cautela em detrimento dos excessos de confiança no momento de curvar. Mesmo que tenha grande experiência de condução e saiba muitos dos truques, aproveite para rever alguns dos princípios dinâmicos da condução em curva.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.