Os motores Diesel ganharam grande reputação ao longo das últimas décadas pela sua maior facilidade de utilização e economia, associada a um menor custo no preço por litro daquele combustível. Contudo, a tecnologia Diesel começa a ter custos de desenvolvimento cada vez mais elevados devido à necessidade de introduzir novos métodos de ‘limpeza’ de partículas nocivas para a atmosfera, sobretudo no caso do óxido de azoto (NOx).

Com a polémica relativa aos Diesel do Grupo Volkswagen que ficou conhecido como ‘Dieselgate’ ficaram a nu alguns dos problemas dos motores a gasóleo, sobretudo no que diz respeito à discrepância entre as emissões homologadas e as reais nos níveis de NOx (embora a situação relativa aos modelos do grupo germânico fosse relativamente diferente).

Ao mesmo tempo, as mecânicas a gasolina também voltam a ganhar popularidade, sobretudo nos segmentos mais baixos, nos quais o Diesel chegou a ter uma presença mais ou menos interessante.

Para os próximos anos, muitas cidades têm previstas ações legislativas de proibição de veículos Diesel no seu interior, mas, por outro lado, os grandes construtores têm feito um esforço notável para produzirem motores Diesel cada vez mais limpos e eficientes, resultando hoje em unidades com emissões reduzidas e com consumos de combustível bastante baixos fruto da evolução de sistemas como a injeção direta.

A fatura a pagar é, usualmente, um preço de compra mais caro em relação a uma correspondente versão a gasolina, mas para muita gente esse é ‘apenas’ um pormenor que é compensado pela poupança diária.

Os motores Diesel modernos podem também não ser as escolhas mais adequadas para todos os condutores. Damos-lhe a conhecer (ou recordamos) alguns pontos que deve ter em conta no momento em que pensar adquirir um novo automóvel Diesel, podendo assim fazer uma escolha mais acertada e consentânea com as necessidades.

Se não quiser fazer contas, saiba que existem sites que ajudam a descobrir quantos quilómetros teria de fazer ou ao final de quantos anos conseguiria recuperar o gasto a mais na compra de um modelo Diesel.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.