O Código da Estrada regulamenta taxa máxima permitida de álcool no sangue durante a condução, mas mesmo abaixo desse valor pode não estar apto a conduzir!

Milhares de agentes das Unidades Nacionais de Trânsito de GNR e PSP reforçam hoje o patrulhamento nas estradas de maior tráfego do país, como medida para combater números negros registados nesta época de final de ano. Durante a operação Ano Novo, as autoridades estarão particularmente atentos ao excesso de velocidade, manobras perigosas, ultrapassagens, mudança de direção e de cedência de passagem, uso do telemóvel durante a condução, não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares e uso do cinto de segurança. Mas, na noite festiva de 31, é o álcool que mais preocupa as entidades responsáveis.

No âmbito deste reforço de fiscalização, que termina no domingo, foram intercetados 51.139 condutores; 294 foram detetados com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gr/l, considerada crime.

Portugal no topo, pelos piores motivos…

De acordo com as estimativas oficiais, em Portugal serão cerca de 90.000 os automobilistas que conduzem diariamente com excesso de álcool no sangue. E o nosso país tem a taxa mais elevada de mortalidade rodoviária relacionada com o álcool da União Europeia, estes números negros disparam nas quadras festivas, sobretudo nas celebrações da chegada do ano novo.

Mas quanto posso beber afinal?

Ao volante, não existe uma taxa de alcoolemia considerada segura. Não consumir bebidas alcoólicas antes ou durante a condução é a atitude mais responsável, porque a reação do organismo ao álcool varia de pessoa para pessoa, de bebida para bebida. E todos os estudos confiram que com uma taxa de alcoolemia mínima de 0,5 g/l agrava-se para o dobro o risco de acidentes; com 0,8 é cinco vezes maior!

A partir de 0,3 g/l já se perdem faculdades, como atraso no tempo de reação a estímulos visuais e sonoros, estreitamento do campo visual e alteração na perceção das distâncias e da velocidade.

Para quem não consegue dispensar o brinde com as 12 badaladas, sempre com moderação e com a certeza de que o efeito do álcool demora… Segundo estudos recentes, um adulto saudável que acusa 0,5 g/l necessitará de cinco horas para voltar a atingir a segura taxa zero. Com variantes: a quantidade ingerida, o tipo de bebida, momento do consumo (em jejum há mais perigos), o peso corporal são alguns dos fatores que influenciam a taxa de alcoolemia.

O que está em causa?

Quando se mistura álcool e condução é a vida que está em risco, nenhuma dúvida. Além do rol de punições previstas no Código da Estrada, que proíbe aos condutores taxa de alcoolemia igual ou superior a 0,5 gramas por litro de sangue (g/l). Entre 0,5 e 0,8 g/l é considerada contraordenação Grave, punida com inibição de conduzir (apreensão de carta) por período de 1 mês a 1 ano, e ao pagamento de multa de valor entre 250 e 1250 euros. Entre 0,8 e 1,2 g/l (exclusive) é já contraordenação Muito Grave que pune com proibição de conduzir durante 2 meses a 2 anos e multa de 500 a 2500 euros. Acima de 1,2 l/ é considerado crime punível com pena de prisão até 1 ano.