ANSR alerta para casos de fraude na “cobrança” de multas por e-mail

23/12/2022

Se recebeu um e-mail com o tema “multa de trânsito”, alegando uma suposta infração captada por radar, o melhor é ter cuidado, uma vez que a ANSR alerta para a existência de um esquema fraudulento.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a alertar os condutores para um esquema fraudulento que pretende “cobrar” multas de trânsito por e-mail.

Nesse sentido, caso tenha recebido um suposto email da ANSR com uma “multa de trânsito, tirada por radar” para pagar, o melhor é ter atenção, porque estará a ser vítima de um esquema fraudulento. Refira-se que o e-mail, além da imagem da ASNR, pode conter também a da GNR e da PSP e referir, no texto, tratar-se de um coima referente à campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”.

Segundo avisa a ANSR, no entanto, trata-se de um esquema de phishing. “Informamos que todas as notificações da ANSR são efetuadas por correio”, avisa.

A mesma entidade já alertara, em novembro passado, para outro esquema fraudulento, através do qual, os cidadãos recebiam e-mails fraudulentos com a mesma imagem da ANSR, desta feita, devido a um imaginário auto de contraordenação, indicando um link para ter acesso ao documento do respetivo auto.

Em caso de dúvidas, ou se recebeu algum e-mail suspeito, deverá contactar a ANSR através do +351214236800 ou através do email [email protected].