Arrancar em segunda é bom ou mau?

Esta é uma questão em que as opiniões se dividem. E com razão, pois existem cenários, e componentes, em que o comportamento do condutor deve ser diferente. Descubra aqui se arrancar em segunda é bom ou mau…

Seja para evitar derrapagens, reduzir os consumos, não ter solavancos ao iniciar a marcha ou proteger componentes, há quem defenda que se deve arrancar em segunda velocidade. Mas será esta uma prática acertada? Arrancar em segunda é bom ou mau? Esta é a questão que foi abordada por um dos melhores canais dedicados à engenharia e questões técnicas do automóvel, o Engineering Explained. E, como habitualmente (por exemplo, na comparação ente seguir em ponto morto ou com carro engatado) as respostas são bastante claras.

Há que explicar desde logo que não existe uma verdade universal nesta questão. Primeiro porque tudo depende da transmissão do carro, que sendo manual ou automática significa respostas diferentes. E também com o cenário com que se depara ao iniciar a viagem, que pode influenciar a escolha. Será que arrancar em segunda é bom ou mau? Veja a resposta na fotogaleria seguinte…

Leia também: Poupar com ponto morto? Mito desfeito!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.