Usar de forma acertada o sistema de luzes do automóvel, travar corretamente são apenas algumas das dicas de segurança que deve cumprir quando conduz com nevoeiro.

Quando o inverno vem para ficar no nosso país, os dias de muito frio, chuva e nevoeiro colocam novos desafios à circulação automóvel. A neblina e o nevoeiro passam a ser uma referência constante nas previsões meteorológicas de todos os dias, tornando muito mais difícil a condução. Conduzir com nevoeiro, sobretudo à noite ou com chuva, exige que mantenha níveis máximos de concentração e que cumpra à risca a lista de dicas de segurança que aqui lhe deixamos. Em prol da segurança de todos.

Usar corretamente las luzes

Utilizar-se os máximos sempre que as condições de visibilidade não são as ideias é, em caso de nevoeiro, um erro. Na verdade, com este tipo de cenário conseguirá o efeito precisamente contrário, já que as luzes intensas refletem na neblina, o campo de visão fica comprometido e tudo à sua volta fica imediatamente invisível.

Quando estiver perante a formação de nevoeiro, deve acender os médios e, de preferência ajustá-los, apontado o feixe de luz para baixo. É errado pensar que ao mínimo sinal de nevoeiro deve acender os faróis de nevoeiro. Na verdade, por serem tão fortes, estas luzes fonte de distração para os condutores que circulam atrás de si. Só os deve acender quando não for possível ver com clareza um obstáculo a 100 metros de distância. O carro da frente deve ser a sua referência.

Aumentar a distância de segurança

Conduzir “colado” ao carro da frente é sempre errado. Com formação de nevoeiro este comportamento de risco é ainda mais perigoso. Mesmo que a sensação de proximidade ao carro da frente lhe transmita mais segurança, por conseguir manter um ponto de referência, a probabilidade de não ter tempo de reagir a uma travagem brusca é elevadíssima.

Reduzir a velocidade

Resista à tentação de sair o mais rapidamente possível de uma situação de visibilidade reduzida aumentado o ritmo. Mantenha uma velocidade que permita antecipar em segurança qualquer obstáculo que possa aparecer no seu caminho.

Travagem suavemente

Quando o asfalto está a temperaturas muito baixas, e com nevoeiro, pode desencadear-se um perigoso fenómeno que consiste na formação de uma fina pelicula de gelo na estrada. É fundamental que o travão seja usado sempre se forma suave e progressiva, para que mantenha sempre o controlo da viatura. Travar de forma intermitente é também uma forma de alertar com mais clareza o carro de trás.

Nunca parar na berma

Mesmo em situações mais difíceis, parar na berma na estrada à espera que as condições de visibilidade melhorem é a pior opção. Estará a tornar-se num alvo para todo os outros utilizadores da via.

Mantenha o nevoeiro fora do carro

O nevoeiro favorece a formação de condensação nas janelas do automóvel, dificultando ainda mais a sua visão. Acione o aquecimento e não hesite em abrir ligeiramente as suas janelas se perceber que é necessário. Não só ajuda a desembaciar os vidros do carro mais rapidamente, como permite que oiça com mais nitidez tudo o que se passa em seu redor. Sistema de som, obviamente, ‘off’.