Aproxima-se a passos largos a nova sequência de matrículas para os carros novos em Portugal. Uma vez finda a atual sequência, será introduzida uma nova regra de matrículas, que introduzirá, pela primeira vez, uma composição de quatro letras e dois algarismos.

Com a ‘vida’ da atual sequência de matrículas a aproximar-se do seu final – a composição 99-ZZ-99 deverá ser ‘entregue’ ainda neste final de 2019 –, está já em preparação a introdução de um novo esquema de matrículas, com a novidade a ser a inclusão de dois grupos de letras separados por um grupo central de algarismos, uma inversão do que tem vindo a ser norma nas estradas portuguesas.

A primeira matrícula registou-se no dia 1 de janeiro de 1937 e, desde então, sempre se manteve o formato de dois grupos de números e um de letras: primeiramente, na ordem AA-00-00, até 29 de fevereiro de 1992 (a que mais tempo durou), sucedendo-se depois a ordem 00-00-AA e, atualmente, a que coloca as letras no meio, 00-AA-00.

A fase seguinte aplicará dois grupos de letras com algarismos no meio, ou seja, algo como AA-00-AA, havendo ainda que contar com a adição de três novas letras – Y, K e W, anteriormente estrangeirismos e agora aceites em Portugal por inerência do novo acordo ortográfico –, pelo que a longevidade deste esquema poderá ser ligeiramente maior, estando sempre dependente das vendas.

A constituição do número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é estabelecida pelo artigo 3.º do “Regulamento do Número e Chapa de Matrícula dos Automóveis, seus Reboques, Motociclos, Ciclomotores, Triciclos, Quadriciclos, Máquinas Industriais e Máquinas Industriais Rebocáveis”, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 54/2005, de 3 de março, na sua última redação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.