Assistência em viagem com “elevados tempos de espera”, avisa ARAN

31/12/2022

Os tempos de espera dos serviços de assistência em viagem encontram-se muito “elevados” nesta fase de final do ano, alerta a ARAN.

“Muitas horas de espera” É desta forma que a Associação nacional do Ramo automóvel (ARAN) descreve o cenário da assistência em viagem neste fim-de-semana de passagem de ano. “Verificam-se constrangimentos muito preocupantes na circulação rodoviária decorrentes do aumento significativo do tráfego nesta quadra festiva e das condições meteorológicas adversas que têm ocorrido nesta altura do ano”, alerta a associação em comunicado.

“A ARAN tem conhecimento e alerta para os elevados tempos de espera na prestação dos serviços de pronto-socorro, tempos esses muito acima da média do que seria expectável por parte dos cidadãos que precisam de recorrer a estes serviços, bem como alerta para os perigos daí resultantes, quer para a segurança rodoviária, quer para pessoas e bens”, sublinha a mesma fonte.

E concretiza: “Estes constrangimentos afetam todos. Por um lado, e muito especialmente, os segurados, que se vêm envolvidos num acidente de viação ou que sofrem uma avaria nos seus veículos. Por outro, as empresas associadas e não associadas da ARAN, que se dedicam à atividade de prestação de serviços através de veículos de pronto-socorro e que, no fundo, são a parte mais visível do desinvestimento das companhias de assistência em viagem na qualidade dos serviços que se propõe prestar aos seus clientes”. E para que não restem dúvidas. “São muitas as horas de espera por um reboque que possa assistir e fazer a remoção das viaturas da via pública. São muitos os casos de veículos abandonados nas vias públicas em consequência dos períodos de espera incomportáveis pela prestação dos serviços”, acrescenta a ARAN, apelando ainda ao “envolvimento de todas as partes para resolver ou, pelo menos, atenuar estes constrangimentos e dificuldades, o que se releva urgente”.