ATCHIM! Sabe quanto percorre às cegas entre cada espirro?

29/04/2023

As distrações ao volante são uma das principais causas de acidentes de viação, mas manter os olhos na estrada nem sempre depende dos níveis de atenção e cuidado. Sabia, por exemplo, que durante um ataque de espirros você está a conduzir dezenas de quilómetros às cegas?

Os estudos confirmam que espirrar quando se conduz um veículo que circule a cerca 50 km/h obriga a percorrer cerca de 13 metros de olhos fechados.

Para um condutor alérgico, cuja condição se agrava nos períodos da primavera, pela presença no ar de maior quantidade das partículas libertados por plantas, flores e diversos tipos de cereais, o efeito é incomparavelmente mais nefasto para a condução.

Atenção aos filtros de habitáculo

Os interiores dos carros estão cada vez mais equipados para a manutenção da qualidade do ar. Mas os filtros específicos de habitáculo têm de ser substituídos mediante uma quilometragem ou quadro temporal variáveis, para impedir a acumulação de partículas e bactérias.

Em média, um filtro deve ser trocado de 30.000 em 30.000 km, sendo que este equipamento não dispensa a limpeza periódica na oficina do fabricante ou recorrendo a técnicos especializados.