Publicidade Continue a leitura a seguir

Binário do motor. O que é e como se manifesta?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com o paradigma da mobilidade a mudar, alguns termos do léxico automóvel ganharam relevância: binário do motor, sabe o que é ou como se manifesta?

Com o advento da eletrificação, tornaram-se populares no léxico automóvel termos como quilowatt, usado para medir a capacidade das baterias (kWh) ou a potência de carga (kW). Enquanto outros ganharam relevância, caso do binário, importante num motor elétrico por estar disponível na totalidade quase a partir das zero rotações!

Nos motores de combustão, o binário motor consiste no esforço de torção transmitido pelo veio da cambota e é resultante da força produzida pelas sucessivas explosões nos cilindros, transmitida, pelas bielas, aos braços de manivela da cambota e enviado as rodas, através da transmissão, para movimentar o veículo.

Expressa-se em Nm (Newtons X metro) ou mkg (Quilogramas X metro) e, em termos práticos, pode dizer-se que quanto maior for o binário, num determinado regime, maior será a capacidade do motor manter o andamento do veículo, quando este enfrenta uma subida, ou de lhe permitir acelerar, mesmo carregado, sem ter de engrenar outra mudança. Num veículo de utilização convencional, um binário elevado a uma rotação baixa é a combinação ideal.