O consumo excessivo de álcool continua no topo do ‘ranking’ das contraordenações nas estradas nacionais, ao mesmo tempo que a condução sob o efeito do álcool é uma das principais causas de acidentes rodoviários que resultam em morte ou ferimentos graves.

E mesmo se o Código da Estrada regulamenta taxa máxima permitida de 0,5 g/l de sangue durante a condução, nenhuma dúvida de que a única forma segura de garantir que não irá acusar positivo num controlo de alcoolemia e não consumindo qualquer bebida alcoólicas antes ou durante a condução.

E não se deve arriscar no engodo dos truques e mezinhas caseiras que, alegadamente, atenuam os efeitos do álcool no organismo. São mitos urbanos…

Nem café, nem limão…

Um dos grandes mitos relacionados com o consumo de álcool ou drogas e a condução é o de que a ingestão de algumas bebidas pode reduzir ou eliminar o volume de álcool no sangue de forma a não acusar positivo num teste de alcoolemia. É falso.

Há quem acredite que o café pode eliminar ou reduzir a concentração de substâncias na saliva. E a mesma teoria se aplica ao consumo de sumo de limão, cuja ingestão apenas contribui para o aumento do volume de saliva na boca. Os estudos confirmam que nenhuma das bebidas atua de forma a reduzir a concentração de álcool ou drogas.

Beber muita água também não vai ajudar a enganar o teste do balão, pois a quantidade de álcool que já passou para a sua corrente sanguínea, passando pelos pulmões, não passará desapercebida.

Ainda mais errado é reforçar o consumo de bebidas energéticas para tentar anular os vestígios de substâncias ilegais no organismo. Ao contrário, o consumo exagerado deste tipo de bebidas não é de todo aconselhável, muito menos misturando-as com álcool ou drogas.

Uma sesta e estou como novo?

Não! A ideia de que duas ou três horas em repouso são suficientes para anular os feitos do álcool também é errada. Desde logo, porque dormir não ajuda a reduzir mais rápido a presença de álcool ou drogas no sangue. Depois, porque os estudos compravam que um adulto saudável que acuse 0,5 g/l necessita de cinco horas para que os vestígios daquela substância no sangue desapareçam. Sem que esquecer que o tempo de repouso deve variar consoante a quantidade ingerida e o tipo de bebida ou a constituição física do indivíduo. O que significa que o tempo de espera irá obedecer a um número enorme de variáveis.